A empresa Wherify Wireless lançou uma versão de seu equipamento GPS especialmente para crianças, parecido com um relógio de pulso, que em questão de minutos pode indicar onde está o usuário, em qualquer lugar do mundo.

O próprio equipamento pode ser programado para chamar a polícia em caso de necessidade. Também a criança pode pedir ajuda, apertando dois botões simultaneamente. Uma empresa da Califórnia deve começar a vender esse novo tipo de GPS em setembro. Timothy Neher, presidente da empresa, admite que a novidade pega carona na onda de seqüestros.

"Os pais estão percebendo que se há uma ferramenta por aí, eles devem usá-la", afirmou. Outra empresa, a Digital Angel, de Minnesota, oferece um aparelho também parecido com um relógio, chamado Monitor de Segurança e Localização. Ele é recomendado também para pessoas idosas que possam precisar de assistência médica. Essas não são as únicas marcas à disposição. Há no mercado vários aparelhos, fáceis de usar, que avisam quando as crianças se distanciam dos pais – às vezes não mais do que dez metros.