Três livros editados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram lançados nesta semana em Johannesburgo, África do Sul, durante a conferência Rio+10. GEO Brasil-2002/Perspectivas do Meio Ambiente no Brasil; O Verão, o inverno e o inverso – Lençóis Maranhenses, imagens; e Comercialização de Produtos Madeireiros da Amazônia 1999-2000.

O primeiro, "GEO (Global Environment Outlook) Brasil-2002", é o mais importante diagnóstico do progresso alcançado na área de desenvolvimento sustentável nas esferas global, nacional e regional, patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele deverá ser atualizado a cada dois anos e seu imenso acervo de informações e tendências ecológicas servirá de subsídio às políticas e à tomada de decisões governamentais.

"O verão, o inverno e o inverso – Lençóis Maranhenses, imagens" é resultado do trabalho do antropólogo Álvaro de Oliveira D"Antona, que demonstra como as comunidades locais convivem adequadamente com os recursos naturais dos Lençóis Maranhenses. Incentivar a comercialização e o uso de cinqüenta espécies de madeiras alternativas pouco conhecidas nos mercados nacional e internacional, porém com as mesmas qualidades e viabilidade econômica dos produtos tradicionais, é o objetivo da segunda edição do livro "Madeiras Tropicais Brasileiras" do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama.