O Centro de Visitantes "Roberto Pereira da Cunha", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), acaba de completar a marca de 100 mil visitantes. Inaugurado em 1992, além de painéis e várias maquetes de satélites, o Centro apresenta de maneira didática os projetos desenvolvidos pelas áreas de Observação da Terra, Engenharia e Tecnologia Espacial, Ciências Espaciais e Atmosféricas, o Laboratório de Integração e Testes, Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e Tecnologias Especiais.

Segundo informações divulgadas no site do Inpe (www.inpe.br), o local atraído um número cada vez maior de pessoas ligadas a empresas, delegações de militares, professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. O Instituto possui uma programação de visitas monitorada, com duração média de uma hora e meia.

A programação inclui um breve histórico sobre a criação do Inpe, suas áreas de atuação, projetos e atividades mais importantes. A apresentação termina com um vídeo que mostra o lançamento de um dos satélites desenvolvidos pelo Inpe.

Quando o Centro é visitado por escolas técnicas, universidades e centros de pesquisa, a visita se estende para outros locais do Inpe, como o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Centro de Controle e Rastreio (CRC) e a Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR). As visitas ao Centro devem ser programadas com antecedência de, no mínimo, 15 dias. O agendamento pode ser feito pelo telefone (12) 3945-6979 ou pelo e-mail mirian@dir.inpe.br.