Para destacar a utilização de geotecnologias no planejamento urbano e ambiental, no setor agropecuário e na implantação de projetos de comunicação, energia e transportes, será realizado em Aracaju o 1º Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

O evento na capital sergipana, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, foi idealizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, um centro de pesquisas ecorregionais sediado na cidade de Aracaju. Com o objetivo de atingir pesquisadores, professores, profissionais em geral, além de estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Geografia, Biologia, Arquitetura e áreas afins, o simpósio irá promover o intercâmbio institucional, para discutir e analisar a implementação do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no Nordeste do Brasil, através da apresentação de trabalhos técnico-científicos, de palestras e de mesas redondas abordando as seguintes linhas temáticas: agropecuária, agricultura de precisão, manejo ambiental, planejamento urbano, recursos florestais e recursos hídricos.

De acordo com seus organizadores, este evento marcará uma nova etapa na disseminação do conhecimento e da utilização das técnicas de Geoprocessamento e o Sensoriamento Remoto e deverá solidificar o potencial dessas ferramentas computacionais na busca de maior qualidade de vida para as comunidades nordestinas. Mais informações no site http://www.cpatc.embrapa.br/srgsr ou pelo telefone (79) 226-1339.