O Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) deverá ser lançado até a primeira quinzena de dezembro deste ano. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, neste momento estão sendo realizados os ensaios finais de rede elétrica e eletrônica nos módulos do foguete, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).

Segundo informou o diretor do CTA, brigadeiro Tiago da Silva Ribeiro, serão necessárias 10 viagens para transportar os módulos e motores do VLS para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o que deve acontecer até o final de outubro. Toda a parte mecânica do VLS-1 foi fabricada por empresas brasileiras e acompanha o padrão da tecnologia espacial utilizada nos países desenvolvidos. O VLS é capaz de lançar um satélite de até 300 quilos em órbitas de até 1000km de altitude. Neste teste, o VLS irá levar uma carga útil tecnológica de aproximadamente 80 quilos.

Este é o terceiro teste em vôo do VLS-1. Os outros ocorreram em 1997 e 1999. O Brasil tem investido recursos da ordem de US$ 6,5 milhões na construção de cada veículo lançador, com recursos orçamentários da Agência Espacial Brasileira.