O Departamento de Inteligência Policial (Dipol), da Polícia Civil de São Paulo, vai utilizar tecnologias de informação geográfica para facilitar as investigações sobre narcotraficantes e quadrilhas de ladrões de carros e de cargas no Estado.

O novo departamento, que começou a funcionar nesta semana, conta com um centro de inteligência que fornecerá informações para toda a polícia. Seu banco de dados abastecerá os departamentos da corporação com detalhes fundamentais para a montagem de ações estratégicas. O novo serviço de inteligência vai cruzar as informações com o auxílio de um computador de última geração adquirido pela Secretaria da Segurança. Com os recursos tecnológicos, o novo departamento poderá repassar à polícia retratos-falados, fotos, vídeos, gravações de voz e monitoramento telefônico.

Os policiais receberam treinamento para a elaboração de ações para identificar e localizar criminosos, sendo que trinta agentes farão ainda este ano um curso de gestão de informações de segurança pública na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Entre os professores, estarão técnicos das polícias do Canadá e dos Estados Unidos.