Com a grande comercialização de uma também grande quantidade de modelos de GPS de levantamentos expeditos, também denominados de GPS de Navegação, o usuário tem enorme dificuldade em decidir qual o modelo que realmente pode atender suas necessidades. Uma consulta que pode auxiliar esta decisão é a tabela comparativa entre receptores, com 184 itens, publicada na edição de nº22 da Revista infoGeo.

Caso a sua necessidade seja obter o cálculo da área de sua propriedade ainda em campo, alguns modelos de GPS da Garmim podem lhe atender de duas formas distintas. A primeira através dos pontos (waypoints) e a segunda pelo traçado (Track Log). Os modelos que disponibilizam esta ferramenta são: GPS 12, GPS 12 XL, eTrex Map, eTrex Vista, eMap.

Apresenta-se abaixo um tutorial rápido para a coleta e cálculo da área utilizando o GPS 12 XL – através do traçado – e o eTrex Vista – através dos pontos.

Área – Traçado com 12 XL

1. Ligue o GPS e aguarde enquanto são rastreados os satélites.

2. Clique duas vezes na tecla PAGE, deixando na página do mapa.

3. Clique duas vezes na tecla da direita do cursor de navegação, até deixar o cursor sobre o item OPC e pressione ENTER.

4. Uma janela de diálogo será mostrada, posicione o cursor de até a posição AJS MARCA e pressione ENTER.

5. Uma nova janela será mostrada. Escolha o método em que o registro será coletado, deixe o cursor na posição e pressione ENTER. São três as opções: Auto, Distância e Intervalo de Tempo; ajuste a opção e os valores adequados ao tipo de área e a velocidade de levantamento.

6. Importante: antes do início da coleta leve o cursor até a posição "LIMPE LOG?" e pressione ENTER para que não seja somado valores indesejados no cálculo da área.

7. É necessário percorrer todo o perímetro da área ou do talhão sem interrupção para o correto cálculo. A quantidade de pontos para o 12 XL é de 1024 PTS, sendo possível este controle no próprio visor do GPS e também a porcentagem da memória.

8. No final do perímetro leve o cursor até a posição "CALC AREA?" e pressione ENTER. Neste momento o sistema une automaticamente o último ponto ao primeiro ponto coletado, fechando a área. Uma nova janela apresenta o cálculo da área. As unidades as quais são apresentados os resultados podem ser alterados levando o cursor até a posição da unidade e pressionando ENTER e selecionando àquela que se deseja, como: M2, HA, ACRESS, KM2, FT2.

Área – Pontos com eTrex Vista

1. Armazene os pontos dos cantos da área seja por coleta em campo ou introdução manual. Crie uma nova rota com estes pontos na seqüência correta do perímetro.

2. Selecione esta rota e pressione ENTER, através do botão de função. Os pontos referentes e associados a esta rota serão mostrados na seqüência em que foram inseridos.

3. Leve o cursor até a posição das opções do menu que corresponde ao ícone:, e pressione ENTER. Serão exibidas as opções em uma nova janela.

4. Leve o cursor até a opção "Route Area" e pressione ENTER. Será mostrada uma nova janela no centro da tela, com o valor da área resultante. Caso seja necessário pode-se alterar a unidade de medida apresentada, e obtendo o resultado em outras unidades assim como no GPS 12 XL. Para cálculo de áreas mais complexas, as quais possuem nos limites estradas e rios, o cálculo mais eficiente pode ser feito através do software GTM-PRO ou através de um software CAD.

A questão da precisão destes receptores de levantamento expedito e de navegação, que em média é de 10 a 15 metros rms, deve ser levada sempre em consideração. Considerando que o erro é fixo e de 10 mts para cada ponto coletado, podemos considerar que a precisão do resultado do levantamento é inversamente proporcional ao tamanho da área, isto é, quanto menor a área maior o erro e quanto maior a área menor o erro. Por exemplo, em uma área de 100 M2 o erro médio é de 10% enquanto em uma área de 1000 M2 o erro passa a ser de 1%.

Amarildo Bonatto é engenheiro cartógrafo especialista em automação topográfica e GPS, atualmente é consultor técnico da Revista infoGEO e do Portal MundoGEO. amarildo@mundogeo.com.br