Na quarta-feira (16/10) começa em Belém o "I Encontro de Profissionais e Usuários de Cartografia na Amazônia". O evento, promovido pela coordenação estadual da Sociedade Brasileira de Cartografia do Pará, pretende integrar instituições e profissionais dos Estados da Amazônia que trabalham com Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

O encontro será a oportunidade de apresentar experiências e discutir normalizações e critérios para trabalhos nessas ciências, bem como conhecer novas tecnologias para produção de cartografia digital e sistemas de informação. Durante três dias serão realizadas diversas palestras, abordando temas como o mapeamento sistemático na Amazônia, o monitoramento de queimadas e desmatamento de áreas no Estado do Pará, a Cartografia como instrumento de localização, a importância do projeto Sivam na atualização cartográfica na região Amazônica e, ainda, a apresentação de instrumentos econômicos para planejamento sustentável da região Amazônica.

O encontro irá marcar também a abertura de uma exposição de Cartografia Histórica, com 20 mapas históricos da coleção do Ministério das Relações Exteriores, desde 1600 até hoje. "A exposição de cartografia histórica deste acervo é uma verdadeira arte em cartografia", destaca o engenheiro Paulo Amaral, membro da SBC-Pará, lembrando que dois escritores farão lançamentos durante o evento. Uma das obras trata de cartografia fundiária; a outra tem como título As três dimensões da cartografia.

Mais informações através do telefone (91) 242-5932 ou fax (91) 223-5506.