Hoje (15/10), em Curitiba, tem início o V Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Aplicados à Engenharia Florestal.

O evento é uma promoção da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) e do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). João Antônio Raposo Pereira, do Ibama, é o responsável pela primeira palestra do evento, intitulada "Novas alternativas para o monitoramento de queimadas e incêndios florestais no Brasil".

A programação segue com as palestras de Carlos Antonio A. Soares Ribeiro (Universidade Federal de Viçosa), Enio Giotto (Universidade Federal de Santa Maria), Dirley Schmidlin (SPVS/PR), Nilton Venturi (Klabin), Eduardo Queluz (Placas do Paraná), Paulo Mauricio L. de A. Graça (Inpa), W. M. Ciesla, E. W. Johnson, Yeda Oliveira, M. A Rosot e J. Ellenwood (Forest Health M. Int.; USDA Forest Service, Embrapa Florestas). Entre as palestras de quarta-feira, destacam-se "O desenvolvimento de pesquisas com dados LIDAR e de microondas (bandas X, C, L, e P) em estudos florestais" e "Delineação automática de copas de árvores em imagens aéreas de alta resolução: potencialidades e limitações". Na quinta-feira (17/10), último dia do evento, acontece a palestra de Ana P. Hummes e André G. Vasques (Empresa Catarinense de Empreendimentos Florestais) sobre "Aplicação do geoprocessamento no processo de regularização de imóveis rurais".

A programação completa do evento, que em três dias apresentará em torno de 20 palestras, está no site www.floresta.ufpr.br/fupef/eventos/5seminario.