O Cobrac – Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário reuniu a comunidade cartográfica, na semana passada em Florianópolis, para discutir instrumentos para a modernização pública e gestão territorial. Entre as mesas-redondas, foi destaque a que discutiu a lei 10.267, sobre o cadastro dos imóveis rurais. Na capital catarinense, foi divulgada a realização de um evento reunindo Incra, Irib e corregedores em São Paulo, oportunidade em que será assinado o tão aguardado decreto que regulamentará a Lei 10.267.

O Incra informou que em breve disponibilizará em seu site o Manual de Cartografia Fundiário, com as metodologias e tecnologias para o georreferenciamento de acordo com a nova legislação. Além das atividades do Congresso, o Cobrac também promoveu uma feira do setor de geotecnologias, que registrou intenso movimento durante os quatro dias do evento. Entre os expositores, algumas novidades, como a apresentação do Departamento de Fotogrametria e Cadastro da Alezi Teodolinen, empresa que está representando o INPHO GmbH – Sistema Fotogramétrico Digital.

"O evento foi importante para a realização de contatos e parcerias futuras e, principalmente, para a divulgação das novas tecnologias", declarou Marcos Guandalini, da Alezi, que ainda lançou no evento o Pro Mark Cinemático. A linha de GPS da Magelan também estava exposta na feira, bem como o sistema MT-Coleta para cadastro georreferenciado. Para Rubens Manfra, responsável pelo Departamento de Locação da Manfra, revedendora dos equipamentos da Leica, o evento foi satisfatório para o contato com clientes novos e antigos, e também por causa da presença de prefeituras que visitaram a feira. Já no mercado de Aerofotogrametria, a grande novidade foi o anúncio da certificação ISO 9001 da Base Aerofotogrametria SA.

"Para um evento deste porte, o retorno foi bom", comentou Fátima Tostes, diretora de Produção da Base.