Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que a maioria dos usuários de telefones celulares daquele país ainda não acessa serviços de internet sem fio. Porém, a mesma pesquisa indicou que os serviços baseados em localização (LBS na sigla em inglês) são os que geram maior interesse entre os pesquisados.

As empresas de telefonia celular contam com os serviços de acesso à internet por telefones ou outros dispositivos sem fio para impulsionarem seu crescimento em uma indústria em crise. Segundo pesquisa de mercado da Yankee Group, 82% dos 2.111 usuários de telefones celulares ouvidos nos Estados Unidos não usam internet sem fio. A maioria deles afirmou não ter o serviço porque não precisa dele ou porque não o quer. Os usuários também afirmaram que o produto é muito caro ou complicado.

A pesquisa descobriu também que poucos usuários trocaram de operadora para conseguir serviços mais sofisticados em 2002, em relação há um ano. Os usuários que possuem Internet sem fio cresceram 18% em número em 2002, em relação a um aumento de oito por cento em 2000. Apesar disso, o uso de serviços como email e navegação pela Web em dispositivos sem fio continua relativamente o mesmo desde 2000.

O Yankee Group descobriu que o preço da Internet sem fio continua como o fator mais importante para o usuário quando ele decide se continua com uma fornecedora de serviços sem fio.