O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta semana decreto que autoriza a abertura de concurso para o preenchimento de 643 cargos de pesquisadores cientistas nos institutos de pesquisa vinculados às secretarias da Agricultura, da Saúde e do Meio Ambiente.

Os aprovados deverão ser contratados no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o decreto, 107 concursados irão para os três institutos da Secretaria do Meio Ambiente (Botânico, Florestal e Geológico), 184, para os seis da Saúde (Adolfo Lutz, Butantan, Dante Pazzanese de Cardiologia, Pasteur, de Saúde e Lauro de Souza Lima) e 352, para os seis da Agricultura (Agronômico, Biológico, da Pesca, de Tecnologia de Alimentos, de Zootecnia e de Economia Agrícola).

A contratação desses pesquisadores deve revitalizar os institutos de pesquisa de São Paulo. Os 15 institutos têm, somados, 2.302 cargos de pesquisador cientista, com 1.138 vagas preenchidas, divididas em seis categorias. O concurso autorizado pelo decreto do governo é destinado à contratação de cientistas das categorias 1, 2 e 3, cujo salário varia de cerca de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil.