A China lançou com êxito, na semana passada, uma nova versão do satélite ZY-2, que será utilizado para o estudo dos recursos terrestres, a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan. Técnicos do centro confirmaram horas depois que o novo satélite foi desenvolvido e fabricado por cientistas do Instituto de Tecnologia Espacial. O ZY-2 será utilizado para tarefas de controle e proteção do meio ambiente, planificação urbana em geral, evolução de cultivos, prevenção de desastres naturais e experimentos científicos.

De acordo com a agência de notícias EFE, houve um incidente no lançamento: uma peça do satélite caiu e feriu um menino de nove anos. O garoto Wu, que estava brincando na rua no momento do acidente, foi surpreendido pelo impacto de um pedaço de metal. Ele está internado em uma clínica, mas não corre risco de morte. Sobre o município de Yanghe caíram do espaço mais dezoito pedaços metálicos e partes da armação externa do foguete, que protege o satélite da erosão durante a operação de lançamento.

Funcionários do programa espacial chinês informaram que os restos de satélite deveriam ter caído numa região desabitada do município de Danfeng, que fica a vários quilômetros de onde mora a criança.