O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizou a primeira Pesquisa Industrial sobre Inovação Tecnológica (Pintec). Segundo a pesquisa, apresentada na quarta-feira (30/10), as indústrias brasileiras investiram em 2000 mais de R$ 22 bilhões em inovações tecnológicas, o que equivale a 3,8% de seu faturamento.

Entre 1998 e 2000, 22.700 empresas, de um universo de 72 mil, implementaram um produto ou processo tecnologicamente novo para a própria empresa ou para o mercado nacional. A pesquisa, que será realizada a cada três anos, adota metodologia aceita e aplicada internacionalmente, a fim de permitir comparações com os países da União Européia, Canadá, Austrália, entre outros.

Em termos internacionais, as empresas brasileiras apresentam taxa de inovação semelhante às da Espanha, onde 34,8% das empresas que inovam gastam 1,86% de suas receitas para esse fim. Na pesquisa foi apurado que os altos custos e a escassez de financiamentos são os maiores obstáculos para que as indústrias brasileiras invistam em inovação tecnológica. Entre as 23 mil empresas que apresentaram inovação tecnológica entre 1998 e 2000, 55% informaram ao instituto ter enfrentado problemas "que tornaram mais lenta a implementação de determinados projetos ou que os tenham viabilizado".

Apenas 11,6% das empresas pesquisadas informaram que implementaram inovações em período anterior a 1998. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pintec@ibge.gov.br.