O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebeu da empresa americana Silicon Recognition um kit de avaliação contendo a mais recente tecnologia de Sistemas Conexionistas, aplicada a última geração de processadores ZISC (Zero Instruction Set Computer).

Produzida sob patentes da empresa e da IBM, esta nova tecnologia permite implementar, utilizando apenas alguns chips, sistemas computacionais adaptativos aplicados as tarefas de reconhecimento de padrões e rastreamento de alvos em tempo real. Numa primeira etapa, os sistemas serão avaliados visando possíveis aplicações no setor espacial. Dentre as várias inovações do novo processamento conexionista, o diferencial é a tecnologia ZISC78 desenvolvida pela Silicon Recognition, que inclui processadores ZISC com 78 neurônios artificiais, encapsulados em um único chip, com capacidade para reconhecer 500 mil vetores por segundo. Quando em rede, implementada em alguns chips, um sistema compacto pode reconhecer milhões de vetores por segundo. Por outro lado, quando implementados em ASICs (Application Specific Integrated Circuits), os sistemas são aptos a uma possível qualificação espacial.

Assim, os dispositivos podem transformar Sensores Convencionais em Sistemas Inteligentes, os quais poderiam ser embarcados em futuros satélites de sensoriamento remoto. Informações detalhadas podem ser encontradas no site do Inpe: www.inpe.br.