Disseminar os principais conceitos e experiências na área de meio ambiente para o maior número de pessoas em diferentes realidades locais é a proposta do curso livre de Educação à Distância "ISO 14000 – Qualidade Ambiental: Introdução e Conceituação" do Senac-SP.

O programa totaliza 40 dias de participação. O conteúdo, correspondendo às aulas expositivas de um curso presencial tradicional, é disponibilizado através de duas fitas de vídeo – com matérias de TV, mostrando acidentes ambientais históricos, apresentações e visitas "virtuais" a fábricas -, um livro e um CD-ROM, que o aluno recebe em casa. A parte interativa do curso acontece em uma "sala de aula virtual" – um site especial no qual o aluno será acompanhado por um tutor no desenvolvimento de tarefas e exercícios propostos. Nesta fase, o cumprimento de cada etapa é avaliado, valendo a certificação no curso.

Por reunir os mais diferentes perfis profissionais e de formação, o diferencial é a possibilidade de interação entre pessoas de Estados ou países diferentes. Um dos momentos do curso é a criação de um fórum especial para a discussão dos temas como Gestão das Águas e dos Recursos Hídricos, Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem. Outro ponto alto é o enfoque dado às possibilidades de atuação profissional em meio ambiente. O curso terá novas turmas, que iniciarão suas atividades em 6 de novembro e 3 de dezembro de 2002. O valor é de R$ 264,00, que podem ser pagos em até cinco vezes.

Este preço inclui material didático e despesas de remessa para o território brasileiro. Mais informações no site www.sp.senac.br/ambiental/isso.