Em dezembro, Joinville sediará um evento de Geomática, com cursos, ciclos de debates e palestras técnicas. Profissionais das áreas de Engenharia de Agrimensura, Cartográfica, Florestal e Ambiental, Geografia, Ecologia, Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Geodésia, Topografia, entre outras, discutirão temas como "novas soluções geotecnológicas para a Geomática" e "georreferenciamento de imóveis rurais". Paralelamente a este evento, entre os dias 1º e 6 de dezembro, acontecerá a III Semana Nacional da Topografia.

O evento de Joinville está sendo chamado de I Simpósio Brasileiro de Geomática, embora a Unesp de Presidente Prudente tenha promovido um encontro com a mesma denominação em julho deste ano. De qualquer maneira, é expectativa do simpósio catarinense reunir profissionais e acadêmicos da área de geotecnologias para o debate dos temas atuais do setor.

Além do georreferenciamento dos imóveis rurais, o evento vai discutir o ensino da geodésia nas engenharias, bem como a preparação, habilitação e credenciamento de profissionais para a aplicação da lei 10.267.