O Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizou nesta semana, em Campinas, a quinta edição do curso "Uso de GPS (Sistema de Posicionamento Global) na Agricultura".

O curso orientou e treinou produtores, técnicos, estudantes, pesquisadores e professores sobre o uso do GPS como ferramenta de grande utilidade na agricultura de precisão. Durante o evento foram abordados o histórico do GPS e os princípios de funcionamento, a correção diferencial e aplicações em agricultura de precisão, aplicações em mapeamentos e configurações de equipamentos. Também foi enfocado o cadastro de imóveis e suas implicações técnicas e legais, referentes à Lei 10.267.

O GPS serve para mapear a propriedade, seus recursos, o desempenho de máquinas e culturas em diferentes áreas da propriedade, e pontos de degradação ambiental. É possível também a atualização de limites de propriedades, o levantamento de solo e uso da terra, principalmente em micro-bacias hidrográficas. Com o GPS, é possível identificar onde o maquinário está trabalhando e analisar os diferentes níveis de produção em diversos pontos da área agrícola. Com essa precisão, é viável a realização de correções nas atividades no campo.

O resultado final desse recurso é a otimização do manejo da área e da aplicação de insumos agrícolas.