A Space Imaging está divulgando que as imagens Ikonos Carterra Geo, o nível básico de processamento de produtos deste satélite, estão oferecendo precisão absoluta de localização de 15m. Antes, estas ofereciam precisão de 50m.

As imagens Carterra Geo são geradas com correções de sistema, ou seja, usando para o seu processamento somente os parâmetros orbitais e informações de navegação e atitude do satélite. "As imagens são fornecidas com orientação a norte, e projetadas por exemplo em UTM ou Datum WGS 84.

A órbita do satélite e a sua atitude em geral quando orientado para uma área de interesse é agora conhecida e modelizada com tal precisão que foi possível alcançar para os produtos Carterra Geo a referida precisão de 15 metros de precisão absoluta de localização", explica Sérgio Penna, da Engesat. Segundo ele, isto aumenta bastante o valor de informação das imagens Ikonos, facilitando muito o trabalho dos clientes e usuários.

A Space Imaging destaca que esta melhoria na qualidade da geometria das imagens Ikonos pode ser comprovada através de locais que são continuamente imageados, e cujas imagens são processadas rotineiramente e avaliadas. Mais informações sobre as imagens de alta resolução podem ser encontradas no site www.engesat.com.br.