Começa hoje (13/11) no Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), um workshop sobre compensação comercial, industrial e tecnológica (offset) que irá discutir a transferência de tecnologias de ponta e a possibilidade de novos negócios para a indústria nacional.

O evento reunirá as principais indústrias do setor envolvidas com os programas de offset desenvolvidos no âmbito do programa de reequipamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). A programação de palestras inclui a empresa Elbit Systems, de Israel, que atualmente executa o maior programa de offset da Aeronáutica, dentro do projeto de modernização dos caças F-5, da FAB. Também participam do evento as empresas EADS-CASA, da Espanha, que acaba de ganhar dois contratos com a FAB, no valor de US$ 596 milhões, a Rohde & Schwarz do Brasil (alemã), Elop Electro Optics e Elisra (Israel) , Fiar SpA (Itália) e Honeywell (EUA).

A empresa Rohde & Schwarz foi selecionada para fornecer os sistemas e sensores de comunicação para as aeronaves do Sivam, que também negociou acordos de offset com a italiana Alenia Difesa (radares terrestres) e a francesa Thales.