O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está criando seu Escritório de Negócios e, para isso, tem o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão responsável pelo projeto Inovar, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas brasileiras. Recentemente, técnicos da Finep e pesquisadores do Inpe debateram como o projeto Inovar pode apoiar o instituto na geração de inovação em parceria com pequenas empresas da região, e como outras empresas podem ser criadas com base em tecnologias inovadoras pesquisadas no instituto.

Os temas inovação e desenvolvimento industrial cada vez mais estarão na agenda de discussão do Inpe, no contexto da Lei de Inovação e do Escritório de Negócios. O Escritório de Negócios do Inpe deverá ter como um dos ramos de atuação a coordenação industrial e o apoio às pequenas empresas de base tecnológica. Os critérios para cadastramento e escolha das empresas, parceiras do instituto, podem ter como referência critérios e métodos baseados na experiência do projeto Inovar. Foram apresentados pelos pesquisadores do Inpe os projetos com maior caráter empreendedor e com características tecnológicas inovadoras, que estão sendo desenvolvidos com pequenas e médias empresas da região.

Estas iniciativas geram empregos e permitem um maior investimento em pesquisas para que o potencial de aplicação dessas tecnologias sejam direcionadas para a comunidade.