O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Centro de Lançamento de Alcântara iniciam nesta semana a operação de lançamento do foguete de sondagem VS-30. O veículo vai colocar em ambiente de microgravidade experimentos de instituições e Universidades brasileiras que integram o Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A importância desta operação para a indústria espacial brasileira, de acordo com o IAE, está na utilização de um veículo nacional para que as instituições do país realizem seus experimentos, o que reduz os custos destas pesquisas e torna mais fácil o acesso de entidades que desejem realizar testes semelhantes no país. A janela de lançamento está prevista para entre 29 de novembro e 2 de dezembro.

A operação conta ainda com a participação da Agência Espacial Alemã (Deutsches Zentrum fur Luft-und Raumfahrt – DLR-Mobara) que, em cooperação com o IAE, foi responsável pela fabricação da carga útil. Cerca de uma centena de profissionais estão envolvidos na operação. Desenvolvido pelo IAE, o VS-30 teve todos os seus módulos, com exceção da carga útil, fabricados pela indústria nacional. O preço estimado de venda para um veículo do tipo VS-30 é da ordem de US$ 130 mil.

O lançamento do VS-30 ainda tem o objetivo de avaliar as condições dos meios de solo do Centro de Alcântara para o lançamento do VLS-1 (lançador de satélite). A data de lançamento deste último será definida após o lançamento do foguete de sondagem.