O Infocrim, sigla do sistema de Informações Criminais que faz o mapeamento on-line da violência em São Paulo, permite a distribuição dos recursos da polícia segundo as áreas de maior incidência criminal. "Estamos interligando os bancos de dados de todos os principais departamentos da polícia, o que nos ajudará a combater o crime organizado", informa o delegado-geral Marco Antônio Desgualdo.

Exemplo dos efeitos da utilização do Infocrim é a diminuição em setembro e outubro de 32% nos roubos de veículos na região de Itaquera, na zona leste de São Paulo, em comparação com o mesmo período de 2001. O mesmo tipo de crime caiu 27% no centro da cidade. "Verificamos as ruas que concentravam o maior número de casos, quase todas nos Jardins, e mandamos nossos homens para lá", contou o delegado Marco Antonio de Paula Santos, da 1ª Delegacia Seccional. O coronel Paulo Miquelini Filho, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) disse que a PM também distribui seu efetivo de acordo com os dados estatísticos do Infocrim. O coronel citou dois exemplos de ação da PM com base no Infocrim.

O primeiro foi para reprimir roubos na região da Avenida 23 de Maio, perto do Viaduto Brigadeiro Luís Antonio, no centro. Em setembro, houve 33 assaltos na área. Detectado o problema, foram enviados policiais com motos para agir durante os congestionamentos e o número de roubos caiu para 17, em outubro (redução de 51%). O mesmo ocorreu na Avenida Guapira, na zona norte, onde a polícia obteve redução de 53% dos roubos em setembro, em relação a agosto.

Os dados foram publicados pelo O Estado de S. Paulo de 25 de novembro.