A principal tarefa do Comitê Gestor do Fundo Setorial Espacial (CT-Espacial) é coordenar as atividades de um fundo dedicado à busca de soluções para os desafios científicos e tecnológicos do setor espacial brasileiro. O Comitê foi formalmente instalado na quarta-feira (27/11).

O grupo deverá identificar e selecionar áreas prioritárias para aplicação dos recursos do fundo, elaborar um plano anual de investimentos e estabelecer as atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico a serem apoiados. Também será encarregado de estabelecer critérios para apresentação das propostas de projetos que devem ser desenvolvidos e acompanhar o desenvolvimento dos programas. A presidência do comitê caberá a Maurício Mendonça, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia. Múcio Roberto Dias é o representante da Agência Espacial Brasileira e Terezinha de Jesus Pereira da Finep. O secretário-técnico é o engenheiro Joel Weisz, consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.

O fundo visa, basicamente, a contribuir para a superação das carências tecnológica e gerencial que dificultam o desenvolvimento do setor. Entre essas dificuldades, Weisz cita a limitada interação entre os setores envolvidos, a insuficiência das iniciativas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias consideradas estratégicas e a escassez de oportunidades de treinamento dos especialistas no setor.