A Rede Estadual de Pontos GPS do Rio Grande do Sul já está pronta. Na semana passada, representantes dos municípios onde estão implantados os marcos da rede receberam instruções referentes à manutenção das estruturas dos marcos.

Foi esclarecido que a rede recém implantada substitui completamente a rede clássica, que não deve ser mais adotada para os casos de georreferenciamento de imóveis, obras de engenharia e outros empreendimentos. As coordenadas altamente precisas da nova rede estarão disponíveis no banco de dados geodésicos do IBGE, com data provável de divulgação ainda neste mês de dezembro.

Outro esclarecimento importante é que a rede de nivelamento geométrico deve continuar sendo usada nos trabalhos de engenharia, em função da baixa precisão absoluta e relativa oferecida pelo modelo geoidal disponível para o Rio Grande do Sul. A rede gaúcha é resultado de convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), 1ª Divisão de Levantamento do Exército Brasileiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Confira o mapa da Rede Estadual de Pontos GPS do Rio Grande do Sul. (http://www.spg.com.br/noticias)