O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está articulando nacionalmente a criação de sistemas estaduais de atendimento a emergências ambientais. A idéia é fazer com que as entidades ligadas à questão ambiental se unam para realizar um planejamento estratégico de enfrentamento dos acidentes que ameaçam o meio ambiente.

Com isso, as instituições públicas e privadas deverão atuar de forma mais rápida para contornar o problema e recuperar a área degradada. Deverá ser priorizado o atendimento a emergências de vazamento de óleos e outros combustíveis nos oceanos. Nos últimos anos, as empresas petrolíferas e refinarias também adotaram medidas de segurança. A Petrobras, que perdeu uma de suas plataformas de petróleo (P36) no ano passado depois de uma explosão, criou dentro de sua estrutura um centro de defesa ambiental.

O Ibama trabalha para diminuir o dano ambiental e econômico em caso de uma catástrofe como a ocorrida na Espanha. Para isso está fazendo o mapeamento das rotas mais usadas por navios petroleiros para aumentar a fiscalização.