A Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, em Brasília, realiza hoje (4/12) audiência pública sobre o impacto das negociações do Acordo de Salvaguarda entre o Brasil e os Estados Unidos para utilização do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.

Os convidados são os ministros da Defesa, Geraldo Magela da Cruz Quintão; da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg; e do Meio Ambiente, José Carlos Carvalhos; o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, e o prefeito do município de Alcântara, Malalael Moraes. 

 acordo de salvaguarda com os Estados Unidos não prevê transferência de tecnologia, mas apenas a utilização comercial de Alcântara. A votação será na próxima legislatura, em 2003. A aprovação desse acordo é considerada essencial para viabilizar a operação comercial do centro, atividade que poderá garantir ao Brasil uma participação importante no mercado mundial de lançamentos, estimado em US$ 4 bilhões por ano e equivalente a 60 lançamentos anuais.