A publicação "Mapeamento Esportivo do Estado do Rio de Janeiro" foi lançada ontem (11/12) pela governadora Benedita da Silva. Pesquisa censitária inédita no Brasil, o Mapeamento Esportivo foi idealizado pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) para que governo fluminense possa dispor de uma ferramenta que permita conhecer dados como a modalidade esportiva mais praticada, quantas quadras poliesportivas existem construídas, número de projetos em andamento e quantos profissionais de educação física se encontram em atividade no Estado.

"Este trabalho vai permitir que o Rio de Janeiro saiba exatamente qual o quantitativo de instalações esportivas municipais e privadas existentes, os programas sócio-esportivos em desenvolvimento no Estado e o número de profissionais a serviço do esporte para pessoas portadoras de deficiência e de maneira geral. O mapeamento esportivo vai apontar também os índices quantitativo e qualitativo das instalações hoteleiras nos municípios", explicou a governadora.

O "Mapeamento Esportivo do Estado do Rio de Janeiro" foi lançado durante solenidade no Centro de Convivência Esportiva do Maracanã, localizado em frente ao hall de entrada principal do estádio, na zona norte do Rio, que contou com a presença do secretário nacional de Esportes, Lars Grael, e do presidente da Suderj, Asfilófio de Oliveira.