O foguete europeu Ariane-5 explodiu logo após ser lançado do Centro Espacial de Kourou, da Agência Espacial Européia, que fica na Guiana Francesa, e os dois satélites que transportava caíram no Oceano Atlântico, na noite de quarta-feira (11/12).

O novo foguete francês teve que ser destruído três minutos depois de seu lançamento por ter se desviado muito de seu curso. O Ariane-5 levava um satélite Hot Bird 7, da operadora Eutelsat, com sede em Paris, de valor estimado em 250 milhões de dólares. O segundo satélite, Stentor, era um modelo experimental, de 385 milhões de dólares, desenvolvido pela agência espacial francesa CNES, a France Telecom e a agência de defesa francesa. O desastre foi o quarto fracasso do Ariane-5 em sua décima quarta missão e pode acarretar na suspensão de seus vôos por tempo indeterminado.

O Ariane 5 havia sido modernizado para transportar cargas de até 10 toneladas. Desde que o programa Ariane foi inaugurado, em 1979, 11 de suas 157 missões foram mal sucedidas. O foguete Ariane-4 fracassou apenas três vezes em mais de 100 lançamentos, mas deve sair de serviço após mais duas missões. No mês passado, um foguete russo Proton falhou na tentativa de pôr na órbita correta um satélite europeu de cinco toneladas.

As informações são da agência de notícias Reuters.