De acordo com a TV CNN, imagens de satélites comerciais do mês de setembro mostram uma instalação nuclear em construção perto da cidade de Natanz e outra nas proximidades de Arak, no Irã. Em contato com a emissora americana, a Agência Internacional de Energia Atômica informou que seus inspetores não foram autorizados a visitar esses locais.

O Irã admite ter um programa nuclear destinado apenas à geração de energia para fins civis em Bushehr e nega veementemente ter um programa de armas nucleares. Por outro lado, os Estados Unidos têm evidências de que o Irã está construindo secretamente grandes usinas nucleares que poderiam ser usadas com fins militares. Funcionários americanos especialistas em armamento nuclear disseram que as usinas em construção no Irã são de um tipo e de um tamanho que indicam fortemente que o regime iraniano pode estar se preparando para produzir uma bomba atômica. Um especialista nesse tipo de armas, David Albright, reforçou tal suspeita.

"Parece que o Irã está construindo instalações nucleares muito grandes, que podem ser parte de um esforço para produzir o material necessário para fazer armas nucleares", disse ele à CNN. Albright chefia o Instituto para Ciência e Segurança Internacional (Isis, pelas iniciais em inglês), uma instituição apartidária que identificou as imagens de satélite.