O Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugura na quinta-feira (19/12), em São José dos Campos (SP), uma Câmara Reverberante para ensaios acústicos de alta intensidade.

Com a nova instalação, o LIT completa a matriz brasileira de teste aeroespacial de acordo com normas e padrões aceitos internacionalmente. E, a partir de agora, a indústria aeroespacial brasileira não precisa mais testar peças, componentes e equipamentos no exterior. Além disso, até o final do próximo ano, o laboratório inaugurará uma câmara anecóica de grande porte para ensaios de interferência e compatibilidade eletromagnética capaz de prover uma vasta gama de serviços laboratoriais para a qualificação de GPS, telefone celular ou qualquer outro produto sensível à interferência eletromagnética. Idealizada para atender aos requisitos para aplicações espaciais (foguetes, satélites, mísseis), a Câmara Reverberante também pode gerar ambientes acústicos específicos para a avaliação do desempenho de materiais isolantes utilizados pelas indústrias automobilística e de eletrodomésticos da chamada linha branca.

A nova Câmara Acústica do LIT é capaz de simular em laboratório o ambiente acústico produzido por até 1.000 motores de avião tipo Boeing, que corresponde a uma potência sonora superior à emitida pelo lançamento de satélites e foguetes. As grandes dimensões da câmara permitem a geração de níveis acústicos elevados em baixas freqüências sonoras e o ensaio de equipamentos de grandes dimensões, como seções de fuselagem de aviões e cabines completas de confinamento.