O governo de São Paulo divulgou edital para concurso de pesquisador no Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente. Há uma vaga específica na área de geoprocessamento, embora em outros cargos também sejam exigidos, em diferentes níveis, conhecimentos de sensoriamento remoto e geoinformação. Para a área de geoprocessamento, o profissional deverá estar apto a realizar estudos e pesquisas relativos à modelagem e arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Informações Geoambientais (SGIGs), considerando-se a tecnologia de SIGs, implementação de algoritmos de análise e classificação de dados ambientais, e bancos de dados georreferenciados; desenvolver SGIGs específicos, em suporte à implementação de políticas públicas, seus instrumentos e mecanismos, particularmente relativos ao planejamento ambiental e ao licenciamento ambiental; administrar SGIGs através de comunicação via WEB e integração a redes de informações regionais e temáticas; realizar estudos voltados à análise de dados e informações geoambientais, baseados na tecnologia de sensoriamento remoto e de geoprocessamento.

Também foram abertas três vagas na área de risco geológico, cujo profissional deverá elaborar cartografia geotécnica e geoambiental voltada ao planejamento territorial e ao zoneamento de risco e desenvolver aplicativos para análise de riscos geológicos, com base nos recursos de geoprocessamento e sensoriamento remoto, entre outras atribuições.

Também são três as vagas na área de mapeamento geológico, que exige conhecimento de fotos aéreas e imagens de satélite e radar, entre outros requisitos. Ainda estão previstos três cargos na área de hidrogeologia, três em recursos minerais, dois em climatologia, um em geomoforlogia, e um em uso e ocupação do solo. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 27 e 31 de janeiro nos horários de 10:00h às 16:00h, na Seção de Pessoal do Instituto Geológico, Av. Miguel Stefano, 3.900, Água Funda, São Paulo, SP.

Informações sobre o Instituto Geológico de São Paulo no site www.igeologico.sp.gov.br.