Desde outubro de 2001, quando foi realizado o Congresso de Cartografia em Porto Alegre, o Estado do Rio Grande do Sul trabalha em seu novo Plano Cartográfico. Nesse tempo, foram realizadas ações para desenvolver uma política cartográfica de âmbito estadual. E, há um mês, foi apresentada à comunidade gaúcha a proposta do Plano Cartográfico do Estado, que tem a finalidade de atender as necessidades fundamentais de planejamento de ações públicas.

De acordo com os seus organizadores, a inserção deste Plano deve ocorrer de maneira sistemática, integrada e com qualidade técnica, a fim de proporcionar a otimização dos recursos e a obtenção e integração de resultados alcançados pelas ações e programas de governo, em todas as esferas administrativas. O Plano Cartográfico é indispensável porque o desenvolvimento econômico e social está vinculado ao conhecimento pleno do espaço geográfico e de seu arranjo espacial, visando o gerenciamento e o planejamento territorial.

A Cartografia, neste contexto, representa uma ferramenta básica, pois como representação gráfica da realidade espacial fornece subsídios técnicos imprescindíveis ao planejamento, permitindo a localização de um número infinito de informações. Participam da elaboração do Plano Cartográfico o CREA/RS, AGETOC (Associação das Empresas de Topografia e Cartografia), Associação dos Geógrafos Profissionais e Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos.