Utilizando uma rede de sensores acústicos wireless aliada ao GPS, um sistema é capaz de fornecer detalhes precisos da origem de tiros, incluindo o tipo da arma utilizada, número de tiros disparados e a localização exata da origem das balas.

De acordo com o site IDG Now!, o sistema está sendo desenvolvido pela Proxity Digital Networks Inc., de Nova Orleans, Estados Unidos. Batizado de On Alert GDS, o sistema envia a informação sobre o tiro para centrais de segurança ou para a polícia via handhelds, permitindo que as autoridades respondam rapidamente ao incidente que envolveu o disparo. Segundo a Proxity, a tecnologia também pode ser utilizada para monitorar movimentos e sons nas estradas de ferro, portos e fronteiras nacionais, desde de que cada som, incluindo passos, movimentos na água ou vibrações no solo, sejam programados para serem detectados no sistema GDS.

A empresa disse ainda que atualmente está conduzindo seu primeiro estágio de desenvolvimento da ferramenta, que está sendo testada em Oklahoma. Os protótipos de segunda geração estão programados para serem testados ainda neste trimestre. Uma vez que todos os testes de campo estiverem concluídos e o modelo de produção comercial lançado, o On Alert GDS estará disponível para os governos federal, estadual e municipal dos Estados Unidos. Uma versão militar também está sendo projetada.