O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, afirma que uma das principais metas do ministério é avançar no projeto espacial. Segundo o ministro, o projeto espacial é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país. Ele destaca a necessidade de avançar no desenvolvimento do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, da construção de nosso próprio foguete e, em cooperação com a China, do desenvolvimento de satélites brasileiros.

O ministro diz, ainda, que é preciso fortalecer a indústria espacial brasileira, que considera importante para o desenvolvimento e receita do país. "Uma das metas é avançar no nosso projeto espacial que é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país, avançarmos com a base de lançamento de Alcântara. Já estamos avançando na construção de nosso foguete e em cooperação com a China na produção de nossos próprios satélites. Precisamos aprofundar isso e criar, fortalecer a indústria espacial brasileira que é importantíssima para o nosso desenvolvimento e para a riqueza do país, para a receita do país.

É uma decisão do presidente da República que até o final do seu mandato dobraremos os recursos destinados à Ciência e Tecnologia que saltarão de 1% do PIB para pelo menos 2%, com isso vamos fortalecer a Finep e a política de bolsas de estudo", declarou Roberto Amaral à Voz do Brasil na quarta-feira (15/1) em Brasília.