Em 28 mapas e várias tabelas distribuídas em 111 páginas, o Atlas Solarimétrico do Brasil mostra a quantidade de energia solar incidente e o número de horas de sol por dia em todo o país. O trabalho foi coordenado pelo físico Chigueru Tiba, do Grupo de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia (FAE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem como objetivo impulsionar o uso da energia solar no Brasil e tornar disponíveis informações sobre seu potencial.

O atlas é destinado a técnicos, engenheiros, arquitetos, agricultores, universidades, concessionárias de energia elétrica, centros de meteorologia ou quem quer que esteja interessado em desenvolver projetos de aproveitamento da energia solar, que é uma fonte renovável e sustentável. O atlas traz mapas com isolinhas (regiões com a mesma quantidade de energia ou radiação solar incidente, representadas com cores diferentes). O livro também mostra isolinhas de insolação. No primeiro caso, a medida é dada em Mega Joule, unidade que mede a quantidade de energia.

No segundo, é dado o número de horas por dia que o Sol brilha em determinado local ou região. Essas informações também são apresentadas em forma de tabelas numéricas para 511 localidades do Brasil e 67 de países limítrofes. Os dados estão no CD-ROM que acompanha o atlas. Elas estavam dispersas por dezenas de publicações espalhadas em inúmeras instituições do País. O físico Chigueru Tiba as compilou e reuniu num único volume.

As informações são da Agência Estado.