Nesta semana, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão em Petrópolis, no Rio de Janeiro, para vistoriar áreas atingidas por deslizamentos de terra e outros problemas causados pelas chuvas fortes dos últimos dias.

A vistoria está sendo realizada por solicitação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que estão promovendo inquéritos para apurar responsabilidades sobre as tragédias ocorridas no município e avaliar as ações emergenciais necessárias para prevenir novas tragédias. O Ibama de Brasília enviou a Petrópolis dois técnicos, o analista ambiental e engenheiro florestal Diogo Derossi Chevalier e o especialista em licenciamento ambiental e geólogo Anival Antonio Leite, além do apoio com recursos materiais e humanos do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro.

Os técnicos utilizarão os dados do Zoneamento Ambiental da APA Petrópolis, que inclui um banco de dados georreferenciado, e dados fornecidos pelo engenheiro agrônomo Rolf Dieringer, consultor do Ministério Público. O Zoneamento Ambiental é um projeto desenvolvido pelo Ibama em parceria com o Instituto Ecotema. Segundo a assessoria do Ibama, trata-se de um instrumento que estabelece a ordenação do território, identificando zonas ambientais e relacionando as diretrizes de uso para a conservação e/ou proteção dos seus recursos naturais e humanos para proporcionar o desenvolvimento sustentável. Neste Zoneamento as áreas atingidas pelas chuvas em Petrópolis são consideradas de risco e se recomenda a remoção das famílias que ali habitam.