A série Global Environment Outlook (GEO), documento elaborado para responder às recomendações da "Agenda 21" conforme decisão do Governing Council do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, terá a versão eletrônica do GEO Brasil lançada na Internet na próxima semana. Com isso, qualquer cidadão terá acesso a edição atualizada do mais importante relatório da situação ambiental brasileira.

O documento ressalta os principais problemas, causas, conseqüências, ações corretivas e preventivas, e políticas ambientais de todas as regiões do Brasil numa abordagem participativa e regionalizada. O relatório GEO analisou a superfície do Planeta enfocando sete temas (solos, florestas, biodiversidade, água, ambientes marinhos e costeiros, atmosfera, ambientes urbanos e industriais) ecologicamente importantes para sete regiões (África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caribe, América do Norte, Médio Oriente e as regiões polares). Um lançamento da série ocorreu recentemente em Brasília: o projeto GEO Cidades, que desenvolveu uma série de indicadores ambientais urbanos para a elaboração de relatórios ambientais integrados para duas cidades brasileiras – Rio de Janeiro (estudo-piloto) e Manaus.

Maiores informações sobre o Global Environment Outlook e suas versões podem ser obtidas na Coordenadoria do GEO Brasil, na Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, pelos telefones: (61) 316-1522/1287/1282.