A ESRI está disponibilizando os componentes do ArcGIS para os usuários de Linux. Esses componentes interagem com o ambiente Linux (Red Hat) através dos softwares ArcSDE (servidor de dados espaciais), ArcIMS (servidor de mapas na web), MapObjects – Java Standard Edition (software de desenvolvimento por objetos), ArcObjects (software de desenvolvimento de objetos para a família ArcGIS) e ArcExplorer – Java Edition (visualizador gratuito).

A tecnologia da ESRI trabalha com sistema multiplataforma – Intel (Red Hat Linux 7.1 e Microsoft Windows), Sun Solaris, IBM AIX e HP UX. De acordo com a empresa, a idéia de disponibilizar os softwares ESRI para o Linux surgiu em função do avanço dessa plataforma no mercado mundial. Principalmente no Brasil, o "software livre" é utilizado por diversos órgãos públicos. Segundo Karina Vaz Guimarães, coordenadora de marketing da Gempi, empresa que comercializa produtos da ESRI, a estratégia é adotada desde quando os softwares da empresa trabalhavam com Unix, primeira plataforma utilizada pelos usuários. "A meta da ESRI é disponibilizar seus produtos em várias plataformas (Unix, Windows e Linux)", declara. No Brasil, os softwares ESRI também são distribuídos pela empresa Imagem.

Mais informações através do telefone (11) 3085-9277, e-mail marketing@gempi.com.br, ou nos sites www.gempi.com.br e http://www.esri.com/software/opengis/interopplatform.html.