Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) comemorará o 10º aniversário do satélite brasileiro SCD-1 (Primeiro Satélite de Coleta de Dados) em órbita e em pleno funcionamento.

O satélite SCD-1 faz parte da Missão de Coleta de Dados que visa fornecer ao país um sistema de coleta de dados ambientais através de uma rede de mais de 500 plataformas (PCDs) distribuídas pelo território nacional. Os dados coletados estão sendo usados, entre outras finalidades, para alimentar os modelos de previsão de tempo do CPTEC, estudos sobre correntes oceânicas, marés e química da atmosfera, planejamento agrícola, e determinação do nível das represas. O SCD-1 tem importante aplicação no monitoramento das bacias hidrográficas através das plataformas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que adquirem dados fluviométricos e pluviométricos.

O satélite foi lançado pelo foguete Pegasus, em 9 de fevereiro de 1993, e continua em operação, superando sua vida útil projetada para um ano. Para comemorar os 10 anos do satélite, o Inpe preparou uma programação especial, que contará com a presença de autoridades como o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Na segunda-feira (10/2), às 10 horas, haverá apresentação do Sistema de Coleta de Dados, Satélite SCD1 e estado atual, com filme do lançamento do SCD1. E, no dia seguinte, as festividades seguem com o workshop "Sistema de Coleta de Dados". Além disso, haverá uma exposição no hall do LIT (Laboratório de Integração e Testes) do Inpe.