Com 12 horas de duração, o curso "Introdução ao Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens", ministrado por Getúlio Batista (Universidade de Taubaté/Inpe) e Nelson W. Dias (Indiana State University), será realizado nos dias 5 e 6 de abril, dentro da programação do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XI SBSR), em Belo Horizonte.

Este curso deve ampliar conhecimentos básicos sobre a tecnologia e a geração de dados pelos sensores, mostrando suas características (sensores passivos). Também é objetivo do curso demonstrar como diferentes alvos interagem com a energia incidente e que tipo de resposta espectral produzem; e compreender como informações temáticas podem ser extraídas das imagens através de diferentes métodos de interpretação e classificação. Segundo as informações da comissão organizadora do evento, os participantes sairão do curso com o conhecimento básico das técnicas de sensoriamento remoto e com uma visão ampla das possibilidades de aplicação desta tecnologia.

O curso é dirigido a estudantes e profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos sobre o sensoriamento remoto, não sendo necessária nenhuma experiência anterior com esta tecnologia. O curso ampliará a capacidade de se avaliar o potencial de aplicação da tecnologia e a compreensão de seus princípios físicos, bem como o processo de interpretação de imagens orbitais.

+Informações  www.ltid.inpe.br/sbsr2003.