No Mato Grosso, os equipamentos do CEU (Centro Estadual de Usuário) do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) começarão a ser instalados ainda neste mês de março. Em abril o CEU/MT estará interligado ao CRV (Centro Regional de Vigilância) de Porto Velho e, em maio, a unidade já estará produzindo e disponibilizando informações à sociedade através do site da Fema (www.fema.mt.gov.br).

O Sivam é uma rede de coleta e informações com infra-estrutura integrada de meios técnicos para aquisição e tratamento de dados, visualização e difusão de imagens, mapas, previsões e outras informações. Esses meios abrangem o sensoriamento remoto, a monitoração ambiental e meteorológica, a exploração de comunicações, a vigilância por radares, recursos computacionais e meios de telecomunicações. As aplicações desses meios técnicos e a associação dos dados obtidos, a partir dos diversos sensores, proporcionarão informações temáticas particulares às necessidades operacionais de cada usuário.

O Sistema divide a Amazônia em três grandes áreas sem fronteiras perfeitamente definidas: Porto Velho, onde Mato Grosso está inserido; Manaus e Belém. Cada área corresponde a um CRV, localizado em cada uma destas capitais. Para isso dispõe de recursos de telecomunicações, de tratamento e visualização de dados, de sensoriamento remoto por satélite, vigilância por radar, informações meteorológicas, monitoração das comunicações e informações gerais para a atuação coordenada dos órgãos participantes do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia).

+Informações  www.sipam.gov.br/historico.htm.