O tutorial LBS e GIS Móvel será ministrado por Alexandre Benevento, da empresa carioca GNSS, Fatima Tostes e Irineu Odoeta, estes da Base Aerofogrametria.

Dez tutoriais integram a programação do GEOBrasil 2003 – 4o Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação, que será realizado no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de maio. Apresentando os conceitos introdutórios desta tecnologia, o tutorial LBS e GIS Móvel vai exemplificar os requisitos necessários para a construção de um GIS Móvel, conceitos de LBS e estudos de casos.

Serão apresentados o estado da arte sobre LBS e da tecnologia GIS Móvel, ressaltando a realidade atual do mercado brasileiro. O tutorial Dados Geográficos para GIS apresentará conceitos cartográficos, tais como: sistemas de coordenadas, mapa, escala, ortofocarta, dentre outros.

Também serão abordadas as fases de elaboração de um mapa digital a partir de diferentes metodologias como Sensoriamento Remoto Orbital e Aerotransportado, GPS e Topografia. Este tutorial mostrará a preparação da base cartográfica para geoprocessamento e o interfaceamento entre os vários sistemas de CAD e GIS, bem como a semiologia gráfica e produção de mapas temáticos.

Cada tutorial tem 4 horas de duração.

+Informações (11) 6096-5311, info@geobr.com.br ou  http://www.geobr.com.br/.