Na segunda-feira (10/3), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu a visita do Chefe de Divisão de Sensoriamento Remoto do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Klaus Rieiniger. O cientista alemão e o reitor da instituição pernambucana, Emídio Cantídio, discutiram detalhes da parceria que resultou na implantação da Estação Receptora de Imagens de Satélite no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geosere).

Na verdade, a estação já está em funcionamento desde o final de 2001 no Geosere, que fica no campus de Dois Irmãos da UFRPE, em Recife. Desde que começou a coletar imagens, têm sido feitos levantamentos periódicos a respeito do clima, relevo e vegetação de diversas áreas do país.

Mapeamentos sobre desertificação e erosão do solo, atividades pesqueiras e oceanográficas são algumas das pesquisas desenvolvidas com base nas imagens captadas. Desde junho do ano passado, a estação está captando imagens do satélite norte-americano Noaa 17.

O Geosere também capta imagens do Noaa 12 e Noaa 16. Os dados são enviados em tempo real para o Deutschen Zentrum für Luft-und Raumfahrt (DLR), o centro aeroespacial alemão, que financiou os equipamentos da estação receptora.

O Geosere (http://www.geosere.hpg.com.br/) é vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE.