O físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, lançou em Macapá – na linha do equador, 0 graus – o Mapa do Céu do Amapá.

Com 96x66cm de tamanho, mostra o céu do Brasil, nos dois hemisférios. É um mapa com destaque para as 57 estrelas de navegação, baseado na carta náutica do Departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil. O mapa foi publicado pelo Instituto de Turismo e Desenvolvimento do Amapá (Detur) do Governo do Estado do Amapá.

Apesar de vermos 6.000 estrelas nos dois hemisférios, a olho nu, somente 57 delas são utilizadas para a navegação. O mapa lista as estrelas, com suas coordenadas, e também mostra a passagem do Sol, durante o ano, nas constelações zodiacais. No dia 20 de março, às 22 horas começa o Outono no hemisfério Sul e a Primavera, no Norte. Como o Brasil é um país cortado pela Linha do Equador, pois 10 por cento do território está no Hemisfério Norte, temos o início de duas estações. Os estados de Amazonas, Roraima, Pará e Amapá têm sempre duas estações do ano, pois são cortados pela Linha do Equador. Informações sobre o Mapa do Céu do Amapá com o autor, físico Marcomede Rangel, através do telefone (21) 9699-0366.

As informações são do JC e-mail de 19 de março de 2003, órgão informativo da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).