A Comec, órgão paranaense que integra e organiza o planejamento de funções públicas, conta com os benefícios do geoprocessamento através de um GIS corporativo. Desenvolvido pelo consórcio Gaia, que reúne as empresas Montgomery Watson Brasil (MWB) e Tese Tecnologia, o sistema atende aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Para falar sobre este GIS, estarão no GEOBrasil 2003 Rogério Thomé, gerente de Análise e Concepção de Sistemas, e Hamilton Andreatta, gerente de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas. "Apresentaremos uma visão conceitual da solução adotada, assim como o sistema em si funcionando, com destaques especiais para as ferramentas que agregaram maiores benefícios à instituição", conta Thomé.

Entre os benefícios advindos com o uso do geoprocessamento na Comec destacam-se: aceleração das análises dos processos de consulta e anuência prévia para loteamentos, com emissão de pareceres técnicos automatizados; acesso automatizado aos instrumentos legais e zoneamentos das áreas de mananciais para checagem de absorção de novos empreendimentos; automação de consultas espaciais ao acervo da Mapoteca da Instituição; e automação dos processos de retroalimentação do banco de dados corporativo.

A palestra apresentará os seguintes tópicos: Concepção do Sistema; Metodologia de Construção; Arquitetura do Sistema; Automação do Controle Territorial; e Automação das Consultas Espaciais à Mapoteca. Gerente de Análise e Concepção de Sistema de Informações com enfoque geográfico pela MWB, Rogério Thomé é mestre em Computação Aplicada em Sistemas de Informações Geográficas pelo Inpe. Hamilton Andreatta é analista de sistemas com mais de quinze anos de experiência, tendo participado na elaboração de diversos projetos nas áreas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Básico em SQL Server e Oracle com ArcSDE (Spatial Database Engine) e implementação de interface geográfica utilizando MapObjects.

+Informações http://www.geobr.com.br/.