O GEOBrasil 2003 mostrará o potencial de utilização do perfilamento a laser em linhas de transmissão. Para abordar o assunto no Congresso, marcado para os dias 21, 22 e 23 de maio em São Paulo, estará presente Amauri Brandalize, diretor técnico da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos. "O perfilamento a laser é uma tecnologia de destaque pela sua portabilidade e rapidez.

Os primeiros resultados do uso desta tecnologia no Brasil estão surgindo e mostram-se como produtos efetivos na complementação da fotogrametria", explica Amauri Brandalize. Segundo ele, uma das particularidades desta tecnologia é a identificação de objetos de dimensão reduzida como cabos elétricos em torres de linhas de transmissão. "Esta característica permite a identificação de interferências nestes cabos dentro de uma faixa de domínio. Além disso, a definição da catenária e outras particularidades geométricas torna o laser uma ferramenta adicional aos gerenciadores de linhas de transmissão", completa.

Amauri Brandalize, palestrante do Congresso GEOBrasil, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e possui cursos de extensão e aperfeiçoamento nas áreas de nas áreas de Informática e Cartografia. Atua na Esteio Engenharia e Aerolevantamentos há 20 anos como Coordenador de Serviços, Superintendente de Pesquisa e Programação e atualmente Diretor Técnico de Levantamentos.

+Informações  http://www.geobr.com.br/.