Nesta semana, Piauí e Ceará estão sendo visitados por delegação coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que vai conhecer e discutir a política do setor em todas as unidades federativas.

A colaboração do MCT com o governo cearense tem atividades em andamento na área de aplicações espaciais. No Piauí, o governo coopera em ações que fazem o mapeamento espacial e o zoneamento, além do diagnóstico e dos cenários da cadeia produtiva da carnaúba. Em 2002, o CNPq investiu cerca de R$ 1,46 milhão em bolsas de estudo e fomento à pesquisa no estado e, em 2001, recebeu dos fundos setoriais R$ 889,2 mil.

A equipe do MCT que está nesta semana no Piauí e Ceará é formada pelo ministro interino Wanderley de Souza, pelo secretário executivo adjunto, José Seixas Lourenço, e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney de Camargo.

"A expectativa é termos, depois dos encontros, uma definição comum de quais são as prioridades entre os programas do MCT já existentes nos estados e até de novos projetos. Precisamos dessas informações para prever os recursos que reservaremos dos fundos setoriais para esses estados", informa Seixas Lourenço, acrescentando que a reunião abordará todas as ações cooperativas entres os governos estaduais e o ministério.