A SchlumbergerSema apresentou durante o GEOBrasil 2003, realizado no mês passado em São Paulo, duas novas ferramentas para viabilizar a empresa digital na área de Utilities (concessionárias e companhias de utilidade pública): a WIM (Work Integration Manager), que permite a elaboração de projetos e atualização integrada de banco de dados GIS, e o processo de manutenção RCM (Reliability Centered Maintenance). A metodologia de gestão RCM consiste na aplicação de novas tecnologias e a implementação de práticas de negócio para otimizar os processos de manutenção.

O trabalho da SchlumbergerSema baseia-se em detalhado mapeamento da concessionária (ou de uma de suas áreas), que permitirá uma avaliação precisa sobre a real necessidade de manutenção dos equipamentos, não apenas mantendo, mas aumentando o grau de confiabilidade e minimizando as possibilidades de falha. "Em um mercado tão competitivo como o de utilities, conciliar redução de custos com manutenção e confiabilidade nos sistemas oferece à concessionária um grande diferencial", informa Roberto Falco, gerente de Conta da SchlumbergerSema. A SchlumbergerSema ainda apresentou o "Digital Utility", conceito que consiste num modelo de empresa onde as informações fluem por todos os setores de forma transparente, acessível em tempo real e totalmente integradas.

Desta forma, os diversos processos estratégicos da empresa compartilham informações baseadas em tecnologia geoespacial, ou seja, todos os dados são reunidos em um mesmo ambiente, o que oferece um maior suporte na tomada de decisões.