De acordo com a EngeSat, de Curitiba, o internauta interessado em Sensoriamento Remoto agora poderá encontrar periodicamente cenas Landsat 7 completas, com todas as bandas, como cortesia da empresa. Os interessados, sejam estudantes universitários ou empresas do ramos de geoprocessamento, poderão fazer o download sem custo no site www.engesat.com.br.

As imagens podem ser usadas para treinamento, demonstração, trabalhos técnicos, entre outras finalidades, sem restrição. Escolhidas e anunciadas pela EngeSat, alternando estados brasileiros e países latino-americanos, as imagens têm formato TIF, todas as bandas separadas, com coordenadas de canto num arquivo .TXT em anexo, sem contrastes e filtragens. Segundo a empresa, este formato é o mais simples possível, podendo ser lido em todos os softwares de processamento de imagens. A primeira cena disponibilizada é a seguinte: Órbita 222, Ponto 081, Data de aquisição: 11.11.1999, País de localização: Brasil, recobrindo parte do estado do Rio Grande do Sul. Ainda sobre o LandSat 7 e os problemas detectados no instrumento SLC a bordo do satélite, a EngeSat informa que a comercialização das cenas adquiridas antes de 31 de maio de 2003 continua normalmente em todo o mundo.

A expectativa é de que os técnicos da USGS resolvam, via software, os desvios no padrão de aquisição das imagens. Ainda de acordo com a empresa, existem alternativas economicamente competitivas e compatíveis a imagens LandSat 7, como o Aster, igualmente operado pela Nasa, que é um instrumento a bordo do satélite Terra que imageia com 15m de resolução espacial original em 14 bandas espectrais. Mais informações com a EngeSat através do telefone (41) 224-1617 ou e-mail engesat@engesat.com.br.